Rádio Reverberação

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Pra que lado foi a Direita?

Geraldinho, Serrinha e Aécinho


Qual é o efetivo problema em ser de direita? A princípio nenhum. Bem como sabemos na teoria os sistemas políticos, as medidas econômicas, as ideologias quaisquer sempre têm lá a sua lógica. Ser direita não é todo ruim... ruim é ser de uma direita rasa. Lembro-me um caso curioso relacionado as eleições para o Centro Acadêmicos de História aqui na UFOP lá pelos idos de 2007 em que haviam duas chapas disputando, o que se tornou raríssimos nos últimos tempos, uma de “esquerda”, e outra de extrema direita. Enquanto os primeiros estavam preocupados com o espaço de representação na Universidade, melhoria das condições do ensino dentro do Instituto, de uma otimização da grade curricular; os segundo não propunham nada, estavam muito mais preocupados em fazer com que Coca-cola voltasse a ser vendida na cantina do ICHS, proibida pelo falecido diretor Prof. Ivan Antônio de Almeida, por questões que envolviam a saúde dos alunos. O papel da “oposição” ali era apenas o de tumultuar, o que não é muito diferente do que está acontecendo com a nossa política nacional atualmente.

Do que fizeram da direita brasileira? Até a entrada dos anos 2000 era ela quem comandava o país, os grandes nomes do poder vinham do PSDB, do antigo PFL (hoje DEM), do PP e por aí vai. Fernando Henrique Cardoso era amado e idolatrado, a dupla Covas e Alckmin era o exemplo de governabilidade, enquanto o PT (cabeça da oposição) era o grupo comunista que ao tomar o poder instauraria a ditadura de esquerda em nosso país, me lembro direitinho o meu pai me dizendo isso quando era mais novo. Coitado, acabou virando um péssimo doutrinador. Dez anos depois da eleição do Lula para a presidência da República o cenário é abismalmente o inverso. O PT assumiu o poder e soube muito bem controlar a situação, promover melhorias efetivas na questão social (AINDA FALTA UM MUNDO PRA SER RESOLVIDO), não instaurou a ditadura esperada pelo meu pai e transformou a direita inabalável em um bando de corneteiros perdidos. Como disse Valdo Cruz: “dá dó”.

Roberto Freire vacilão

Essa semana teve o patético episódio do deputado Roberto Freire (PPS-SP), que caiu na pegadinha do site humorístico G17, em que afirmava que a presidenta Dilma teria mandado o Banco Central imprimir nas cédulas do Real a frase “Lula Seja Louvado”. O deputado biruta então publicou em seu Twitter: “Isso é uma ignomínia! Dilma pede e B. C coloca em circulação notas com a frase 'Lula seja louvado'". É muita falta de atenção pra uma pessoa só. Agora tem a questão da mudança das regras para caderneta de poupança, dos cortes de juros da Caixa Econômica, que será seguido pelo Banco do Brasil. A direita defende o corte de juros para aqueles que investem em aplicações financeiras, tais como fundos de investimento, e não para a Caderneta, ou seja, a minoria que investe teria mais vantagens do que a maioria que poupa o ser suado dinheirinho.

Ainda tem outros casos que demandariam mais páginas de discussão, como a questão Demóstenes/VEJA, o absurdo código florestal, e a articulação direita/religiosos contra a acertadíssima decisão do Superior Tribunal Federal com relação à descriminalização da interrupção terapêutica da gestação de fetos anencéfalos. A direita, principalmente o bizarro Reinaldo Azevedo, que de tão reacionário deveriam criar uma nova categoria para encaixá-lo, chegou a chamar o STF de “Cristofóbico”... o que é isso?

A direita brasileira está completamente perdida. Não me considero uma pessoa completamente de esquerda, pelo contrário, acredito ser alguém ponderado. Não saio por aí levantando bandeiras, mas dê a César o que é de César. O governo petista não é perfeito. Não podemos fechar os olhos para a falta de investimento na educação, na saúde, na infraestrutura de nossas cidades, sobretudo as de saneamento básico (Tá tudo péssimo!), mas em comparação a outros governos já melhorou bastante, e espero que a tendência continue. Os partidos de oposição já não têm mais condições de reger nada. A mesma corja que está na política há anos no poder enegrecendo a democracia que foi conquistada à duras penas.

Só nos resta esperar qual será a próxima peripécia da direita, para a nossa alegria, rs!


Nenhum comentário:

Postar um comentário